Como primeira recomendação e assim ainda como que de ressaca, aconselho aleitura atenta e deliciada de Istambul de Orhan Pamuk.
O Nobel turco, que mesmo antes do ganhar, esteve preso por anunciar publicamente o chacínio do povo arménio é detentor de uma escrita poderosíssima e uma capacidade descritiva apaixonante. Confesso que senti tremendos dilemas internos ao tentar decidir se o leria antes ou depois de ir a Istambul. Ler depois revelou-se, porventura, uma escolha sábia.
É fácil perceber porque é que o senhor Pamuk ganhou o Nobel. Mas a verdade é que, por muito que o tenha procurado, não o encontrei a cirandar romanticamente entre o Hagia Sofia e a Mesquita Azul.
Para os nossos leitores nortenhos, recomendo uma ida ao Teatro Nacional São João onde Nuno Carinhas levará a cena Tambores na Noite do dramaturgo alemão Bertolt Brecht. E como diria um velho dito popular surgido neste preciso momento na minha cabeça: nunca é demais ver Brecht. Os que não puderem ir ver, leiam-no. Nunca é a mesma coisa, mas a dor será menor. Juro.
Se tiverem numa de cinema (que é o que sinceramente espero estar depois de despachados tremendos e maçudos textos sobre e-portfólios), vão ver a adaptação de o Leitor. Kate Winslet ganhou o Oscar às custas disto e já não deve ser coisa pouca.
Ainda antes de me despedir, queria deixar uma breve nota sobre o tremendo entusiasmo que se tem revelado o twitter. O facto de apenas serem disponibilizados 140 caracteres exige um esforço bastante maior por parte de quem escreve (imaginem este enorme dia C em apenas 140 caracteres) e permite uma maior fidelização ao que cada um escreve.
Caso queiram consultar o meu pessoal, be welcome: www.twitter.com/magnuspetrus
Bom fim de semana e até já!
Página Inicial
Maguns bem vindo à nossa terrinha. Desconhecia que Istambul tivesse 2 vezes a nossa população numa só cidade. Deve ser giro!
ResponderEliminarOlha quanto ao twitter, já começo a entender a mecânica daquilo. Outra coisa, o Matheus disse-me que andou lá pela sua Gravatai procurando o livro da autora brasileira e parece que estás com azar. Pelo menos para já. Ele depois deve-te dizer mais sobre isso.
Grande Abraço!