A grande noite dos Òscares de Hollywood 2009 consagrou o filme Slumdog Millionaire ou Quem Quer Ser Bilionário? - em português. Foi uma noite das Indias aquela que se assistiu saindo nada mais que 8 estatuetas em 10 possíveis. Os oito prémios deixaram para trás «O Estranho Caso de Benjamin Button», que apesar de ter partido com 13 nomeações, apenas recebeu três Óscares.
O filme “Quem quer ser bilionário?” venceu melhor filme, melhor realizador e melhor argumento adaptado. “Smile Pinki”, também passado na Índia, venceu na categoria de melhor curta-metragem documental.
Kate Winslet (“Titanic”)com o filme « O Leitor» venceu o Óscar de melhor actriz, confirmando, assim, que este é o seu ano. Sean Penn, contra as probabilidades, venceu o Óscar de melhor actor pelo seu desempenho no filme Milk. Este prémio era dado como certo a Mickey Rourke, e foram para ele as últimas palavras de agradecimento de Sean Penn, a quem tratou por «irmão».
O primeiro Óscar da noite foi entregue a Penélope Cruz na categoria de melhor actriz secundária. A actriz espanhola era a favorita para vencer o Óscar, depois de ter vencido o BAFTA e o Independent Spirit Award na mesma categoria, e ter sido nomeada para o Globo de Ouro.
Heath Ledger é o vencedor do Óscar de melhor actor secundário. Depois de vencer quase todos os prémios da crítica, o BAFTA e o Globo de Ouro para melhor actor secundário, o Óscar era praticamente garantido.Na história da Academia, é a segunda vez que este galardão é entregue postumamente. A primeira vez que o galardão foi entregue nesta situação foi há mais de trinta anos. Esta foi a segunda vez que Ledger foi nomeado para um Óscar, em 2005 tinha sido nomeado na categoria de actor principal pelo filme Brokeback Mountain.
Danny Boyle ganha o Óscar de melhor realizador à primeira nomeação. “Quem quer ser bilionário?” está a ser o grande vencedor dos prémios da Academia, depois de ter arrecadado quase todos os galardões para que esteve nomeado, nas mais diversas categorias.
O Óscar para melhor argumento original foi entregue a Dustin Lance Black, pelo argumento original do filme Milk, um dos favoritos, e o Óscar de melhor argumento adaptado foi entregue a Simon Beaufoy por “Quem quer ser bilionário?”. O filme mais nomeado pela Academia arrecada, assim, a sua primeira estatueta.
Wall-E recebeu o Óscar para melhor filme de animação. Esta animação da Pixar era a grande favorita, depois ter recebido o BAFTA e o Globo de Ouro.
La Maison en Petits Cubes foi eleita a melhor curta-metragem de animação.
Também já foram entregues os óscares de melhor direcção artística para “O Estranho Caso de Benjamin Button”, melhor guarda-roupa para “The Duchess”, para melhor caracterização para “O Estranho Caso de Benjamin Button”, melhor fotografia para “Quem quer ser bilionário?” e melhor curta-metragem para Spielzeugland, de Jochen Alexander Freydank.
Site Oficial da Academia de òscares de Hollywood: http://www.oscars.org/
Quem me perdoe o Blog Antestreia, mas o texto em baixo foi retirado na intergra pela sua excelente crónica ao filme vencedor. Podem visitar aqui através do seu Link.
Para quem não viu, "Slumdog Millionaire" é um filme arrebatador a todos os níveis, sobretudo argumento, realização, montagem e música. Há filmes assim em que o espectador é agarrado desde as primeiras imagens e abandonado mas feliz no fim, numa vivência maior que a própria vida. "Quem Quer Ser Bilionário" é o exemplo perfeito do sonho indiano, mas podia ser de qualquer outro país, incluindo o nosso. Afinal em todo o mundo a busca da felicidade que o dinheiro concede vale todos os sacrifícios, as humilhações públicas, o desnudar de todas as fraquezas humanas aos olhos de espectadores ávidos de emoções fortes.
A franchise televisiva do concurso Quem Quer Ser Milionário é apenas mais uma prova de que o dinheiro, ou a expectativa de o ter, pode comprar tudo, até o respeito por nós próprios. E que todos somos terceiro-mundistas, mesmo que com a intermediação televisiva. Enquanto passam as perguntas do concurso, o espectador assiste ao calvário de Jamal a caminho da glória dos vinte milhões de rupias, por onde perpassam as recordações de uma vida. Desde a infância nas lixeiras onde os slumdog buscam a sobrevivência até à pergunta final de qual é o terceiro mosqueteiro, são duas horas arrebatadoras onde confluem com uma mestria inigualável o registo documental, o policial, alguma comédia (o guia em Taj Mahal) e o melodrama romântico com um apoteótico final no melhor estilo de Bollywood.
A verdade é que o concurso Quem Quer Ser Milionário é um êxito estrondoso na Índia prendendo a atenção de milhões de espectadores. O filme copia o real, mas dá-lhe uma dimensão humana de tal veracidade que nem parece ficcionado. Se se acrescentar à história a ascensão social de um menino da rua a quem a televisão oferece o Hall of Fame e uma contundente crítica social de uma Índia industrializada que se julga ser o centro do mundo, compreende-se que "Slumdog Millionaire" não é apenas uma história. É uma confluência de referências políticas, económicas e sociológicas que permitem múltiplas leituras e daí deriva a relevância do filme.
Que dizer pois de um filme a que nos rendemos absolutamente? Que é perfeito, uma obra-prima e as dez nomeações para os Oscares apenas confirmam que às vezes Hollywood acerta. Os quatro Globos de Ouro provam que a crítica especializada reconhece os méritos do filme como o melhor que 2008 nos trouxe.
Os Globos premiaram o argumento baseado numa novela de Vikas Swarup, que tem o sabor autêntico da realidade indiana, e se tivessem a categoria da montagem, "Slumdog" vencesse mais uma estatueta. Porque a qualidade e o ritmo da montagem paralela permitem um crescendo de suspense e um contraste de dois mundos que reflectem a Índia no seu melhor e no seu pior. A oposição entre o estatismo da imagem televisiva do concurso com a sua tensão muito controlada e a dinâmica das memórias da vida de Jamal, constitui um dos elementos mais marcantes do estilo visual de Slumdog. Danny Boyle parece regressar aos tempos de "Trainspotting", mas enquanto aqui filmava a sua cidade natal, em "Slumdog" revela-nos um mundo que ele próprio está a aprender a conhecer. Um pouco como um inglês que regressa à ex-jóia da Coroa, com nostalgia e encanto. A música num estilo Bollywood-pop contagia o filme e os espectadores com uma sonoridade étnica inconfundível.
Por fim uma referência aos actores, os personagens Jamal e Latika, o par romântico do filme que resiste à tentação lamechas dos convencionais melodramas. Ela é Freida Pinto, modelo que tem aqui a sua estreia em cinema. Felizmente que foi recusada em todos os outros papéis por ser demasiado magra para os padrões indianos de beleza. Como diz Danny Boyle a sua descoberta foi equivalente à de Kelly Macdonald para "Trainspotting". Ele enquanto personagem adulta foi escolhido "por catálogo" quando participava na série “Skins”. Mas seria injusto não valorizar o extraordinário desempenho do personagem em criança. Pequenos grandes actores às portas de uma grande carreira.
Ver este filme foi uma experiência tão gratificante que me atrevo a dizer que não é apenas o melhor de 2008, mas que merece um lugar de destaque na História do Cinema.
Título Original: "Slumdog Millionaire" (EUA,Reino Unido, 2008)
Realização: Danny Boyle, Loveleen Tandan
Argumento: Simon Beaufoy (baseado no livro de Vikas Swarup)
Intérpretes: Dev Patel, Anil Kapoor, Freida Pinto
Fotografia: Anthony Dod Mantle
Música: A.R. Rahman
Género: Crime,Drama,Romance
Duração: 120 min.
Sítio Oficial: http://www.slumdogmillionairemovie.co.uk/
Fotos: AP
Página Inicial
Mickey Rourke deveria ter levado o prémio de melhor actor. Quanto ao filme vencedor ainda não vi, depois darei a minha opinião.
ResponderEliminarGrande momento a homenagem a Heath Ledger pela prestação em Joker. Merecidissímo óscar
Slumdog Millionaire é um filme espectacular. Inicialmente pensava que o filme girava apenas à volta do jogo, mas nao tem uma bela história de vida. muito bom e recomendo.
ResponderEliminar