segunda-feira, 6 de junho de 2011

CAN GABÃO/GUINÉ-EQUATORIAL-2012: “Mambas”: desastre na Zâmbia!



Foi um autêntico desastre o que aconteceu com a Selecção Nacional de Futebol, no sábado, na cidade zambiana de Chingola. Os “Mambas” foram copiosamente derrotados pela Zâmbia por três bolas sem resposta, em partida referente à quarta jornada do Grupo C de qualificação para o CAN Gabão/Guiné-Equatorial-2012. Com este desfecho, a turma moçambicana está afastada da corrida, a menos que, milagrosamente, nas próximas duas jornadas aconteça um volte-face jamais visto.

Numa partida em que “a priori” se sabia que dificilmente a nossa selecção poderia alcançar um resultado positivo que lhe permitisse continuar a acalentar as esperanças de apuramento, os “Mambas” até fizeram uma primeira parte equilibrada, dando a sensação de que discutiriam o resultado até às últimas consequências.

Porém, nada disto aconteceu. Na etapa complementar, a grande diferença competitiva entre os dois conjuntos veio ao de cima e, com ela, o desastre dos “Mambas”, a partir de gravíssimos erros defensivos, e com Mart Nooij, que havia convidado os moçambicanos a fixarem-se perante a televisão, absolutamente incapaz de mudar fosse o que fosse para alterar o rumo dos acontecimentos.

Christoper Katongo e Collins Mbesuma, as duas unidades de maior relevância na selecção zambiana e que formam uma dourada parelha atacante, encarregaram-se de construir a vitória da sua equipa. O capitão marcou dois golos, o primeiro logo a seguir ao intervalo e o segundo aos 67 minutos, para Mbesuma fechar a contagem aos 69. A partir daí, com segurança e determinação, a Zâmbia geriu o resultado a seu bel-prazer.

Tendo em conta que, ontem, em Moroni, Comores e Líbia empataram 1-1, Zâmbia passou ao comando do grupo com nove pontos, colocando-se em melhores condições de transitar para a fase final do CAN-2012. Nas próximas duas rondas, os zambianos visitam os modestos comorianos e terminam em casa diante dos líbios.

Na classificação, depois da Zâmbia segue a Líbia com oito pontos, Moçambique com quatro e Comores com apenas um. A quinta ronda realiza-se no dia 4 de Setembro, contemplando os embates Líbia-Moçambique e Comores-Zâmbia.
Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas