quarta-feira, 20 de abril de 2011

Taça de Portugal - Clássico na Luz


O FC PORTO regressa ao Estádio da Luz hoje para a final da Taça de Portugal, depois do polémico jogo do “apagão” que permitiu à equipa de Villas Boas antecipar a festa do título.

O último jogo também permitiu à equipa do Dragão passar a contar com mais triunfos no terreno do rival em jogos da Liga (13 contra 12). No total das competições, os dragões também dominam com mais dois triunfos do que os encarnados, mas o jogo de hoje é para a Taça de Portugal e, nesse capítulo, é a equipa da Luz que manda.

Jogos, ao todo, são 219, 154 dos quais para a Liga. Há duas vitórias a mais para os dragões e mais golos marcados para os encarnados.

Vamos por partes. O total de clássicos, somados Antas/Dragão, Luz e terreno neutro, é 219. O FC Porto venceu 84, o Benfica 82 e registaram-se 53 empates. Os encarnados têm, no entanto, mais 33 golos marcados do que o rival do Porto: 354 contra 321.

Na Liga, a vantagem dos azuis-e-brancos é mais clara: 60 triunfos contra 53, e 41 empates. Os lisboetas voltam a ter mais uma vez vantagem no número de golos apontados: 247 (157 em casa e 90 fora) contra 231 (156 em casa e 75 fora).

Destes totais, destaque para o que é conseguido no reduto do rival. O Benfica ganhou 12 vezes na Invicta, o FC Porto ganhou treze na Luz depois de ter desfeito o equilíbrio no último jogo do “apagão”. Os dragões ganharam 47 jogos dentro de portas, enquanto as águias somaram 41. Houve 18 empates em casa dos portistas e 23 na dos encarnados.

Mas o jogo de hoje é para a Taça de Portugal e nessa competição o Benfica conta com uma superioridade incontestável (20 vitórias, sete derrotas e cinco empates), ao contrário do que acontece na Supertaça, onde o FC Porto tem mostrado muita força (13 vitórias, cinco derrotas e sete empates).

Verificou-se apenas um jogo para a Taça da Liga, curiosamente a final da época passada, vencida pelos encarnados, e o longínquo Campeonato de Portugal fechou com vantagem para os dragões: (quatro vitórias e uma derrota).

Página Inicial

1 comentário:

  1. Com o fc porto a jogar desta maneira era de contar com a reviravolta ...
    Cumprimentos
    http://futebolnoticia7.blogspot.com

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas