terça-feira, 1 de julho de 2008

Brasileirão: 8ª jornada - Poucos gols, muito equilíbrio e novo líder isolado.

Gre-nal terminou 1-1

A 8ª rodada do Campeonato Brasileiro transcorreu neste último fim de semana com alguns clássicos, poucos gols, um equilíbrio muito grande e um líder isolado. Este líder é o Flamengo, que bateu o Sport por 2 a 1, com um gol nos acréscimos, e chegou a 19 pontos - contra 17 de Grêmio e Cruzeiro.

Começamos pela Ilha do Retiro, onde o Rubro-Negro tirou uma invencibilidade de 22 jogos do Sport em seu estádio. Os gols saíram na etapa final: Juan cruzou e Obina abriu o placar aos 54’. O “Leão da Ilha” empatou com Francisco Alex, após chute que enganou o goleiro Bruno. Entretanto, já no segundo minuto dos acréscimos, novamente assistência de Juan e gol de Obina, desta vez de letra.

No estádio Olímpico, um dos maiores clássicos do País terminou empatado. O Grêmio segue em segundo lugar, e o Internacional sobe para 14º, após o resultado (injusto) de 1-1. Logo aos 15’, Índio abriu o placar, numa jogada em que Nilmar, ex-Lyon, estava impedido, mas participou do lance. O Colorado esteve melhor em boa parte do tempo, mantendo o controle do jogo e criando chances de gol.

Mas, já aos 82 minutos, o goleiro Renan provocou a polêmica do Gre-nal. Após cruzamento de Roger, ex-Benfica, ele segurou a bola, mas chutou o atacante Rodrigo Mendes. Pênalti e expulsão do arqueiro. Na cobrança, Roger teve estilo para deslocar o reserva Clemer: 1 a 1. Foi o quarto gol dele no campeonato, todos marcados de pênalti.

O Cruzeiro encarou o renovado São Paulo e o confronto terminou igualmente empatado. Os mineiros tomaram a iniciativa e com merecimento conseguiram o primeiro gol, com o jovem Guilherme, da entrada da pequena área: 1-0 aos 32 minutos. Com menos de um minuto do segundo tempo, Richarlyson deu belo passe para Borges empatar. Foi só, 1 a 1.

Quem pela primeira vez entrou na zona de Libertadores foi o Palmeiras, de Vanderlei Luxemburgo. Contra um defensivo Náutico, os palmeirenses abriram o placar apenas de pênalti, com Alex Mineiro (com “paradinha” e tudo). Os pernambucanos ainda tiveram Alceu expulso, e com isso ficou fácil: Denílson (ex-Bétis) marcou um golaço, após bons dribles contra o zagueiro Negretti, 2 a 0.

No outro clássico da rodada, outro empate: 1 a 1 para Atlético Paranaense e Coritiba, o chamado Atle-tiba. Um jogo morno em quase todo o tempo se transformou em emocionante na etapa final: o atleticano Valencia foi expulso aos 70’. Pouco depois, o CAP abriu o placar com Alan Bahia, de pênalti – cometido por Maurício, também expulso. Porém, aos 86’, Marcos Tamandaré, em posição duvidosa, deixou tudo igual após escanteio.

Enquanto isso, o Ipatinga sofreu nova derrota (4-2 para o Vasco, com dois gols de Alex Teixeira) e encaminha-se para ser o “saco de pancadas” do Nacional; Fluminense (com reservas) e Botafogo não saíram do zero, mesmo placar para Lusa e Peixe; o Vitória bateu o Goiás com dificuldade apesar do placar; e o Figueirense (de novo técnico, PC Gusmão, o terceiro no campeonato) empatou com o Atlético MG.


Resultados da 8ª jornada do Campeonato Brasileiro 2008
Vasco – Ipatinga, 4-2 (Alex Teixeira 3’, 11’, Leandro Amaral 41’, Jean 81’; Gian 28’, Adeílson 51’)
Vitória – Goiás, 3-0 (Ramón 45’, Ricardinho 87’, Dinei 90’)
Portuguesa – Santos, 0-0
Sport – Flamengo, 1-2 (Alex 75’; Obina 54’, 90’)
Figueirense – Atlético MG, 1-1 (Marquinhos 39’; Petkovic 51’)
Atlético PR – Coritiba, 1-1 (Alan Bahia 81’; M. Tamandaré 86’)
Cruzeiro – São Paulo FC, 1-1 (Guilherme 32’; Borges 46’)
Palmeiras – Náutico, 2-0 (Alex Mineiro 45’, Denílson 87’)
Fluminense – Botafogo, 0-0
Grêmio – Internacional, 1-1 (Roger 82’; Índio 15’)

Classificação

class_br08_desportugal

Vídeos

Sport 1-2 Flamengo


Grêmio 1-1 Internacional


Cruzeiro 1-1 São Paulo FC


Palmeiras 2-0 Náutico


Atlético PR 1-1 Coritiba


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) (foto: Terra)

Página Inicial

1 comentário:

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas