terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Liga Bwin : 16º jornada (Vídeo)

FC Porto somou a sua segunda derrota na Liga Portuguesa

A Liga Portuguesa teve a sua décima sexta jornada , a primeira da segunda volta e podemos dizer que a qualidade do futebol foi minímamente aceitável , destacando os dérbis de Lisboa e da Madeira , onde houve emoção e golos .

Antes de mais tem que se registar as alterações significativas na frente da tabela , onde o Benfica ultrapassou o Sporting na luta pelo segundo lugar e colocou-se a cinco pontos do FC Porto que saiu derrotado na viagem a Leiria . Este inesperado desaire do líder volta a relançar um campeonato , que se previa por alguns , um passeio para o bi-campeonato .

Começando pelo jogo de sexta-feira , os dragões até fizeram uma primeira-parte de grande nível , inclusíve com 4 bolas nos postes , mas o União de Leiria através de um lance de bola parada acabaria por surpreender a passiva defensiva azul , deixando Tixier elevar-se para fazer o único golo da partida .

No sábado o Benfica tinha uma excelente oportunidade de se relançar na Liga e no Restelo perante um Belenenses a exibir-se a grande nível e a criar muitas dificuldades , os encarnados venceram por 1 a 2 . A tarefa ficou muito mais facilitada , graças aos dois golos de "rajada" que permitiram gerir até bem perto do fim , um resultado acima de tudo eficaz .

O Sporting que chegava ao Bessa conhecedor dos resultados dos seus rivais e ambicionava a vítória que permitiria a manutenção do 2º lugar e a redução para quatro pontos em relação ao FC Porto .
As contas acabariam por sair furadas porque após o golo de Liedson , o Boavista chegaria ao empate através de um penalty (sem nexo) cometido por Tello , que acabaria por ditar o resultado final e a queda do Sporting para o terceiro posto .

O Sporting de Braga ao contrário das últimas épocas continua a afastar-se muito cedo dos " grandes" e a diferença pontual é já de 9 pontos . Esta situação pode-se justificar-se devido à maior consistência de resultados do trio da frente , que tem de uma forma geral perdido menos pontos em relação a outras temporadas .
Os minhotos na deslocação à Mata Real encontraram um Paços de Ferreira autoritário e a querer manter a invencibilidade nos jogos em casa (perto de 1 ano) e num bom jogo de futebol levaram de vencido o Braga por 3-2 .

Outro excelente desafio teve lugar na Choupanha , onde o derby madeirense ficou marcado pelos muitos golos marcados (5) e a incerteza no resultado . O Nacional acabou por ganhar ao Marítimo por 3 a 2 , num jogo em que a 1º parte pertenceu por completo aos alvi-negros , tendo o Marítimo esboçado uma excelente reacção no segundo tempo .

Em Coimbra , o Vitória de Setúbal "vigou-se" pelo recente afastamento da Taça de Portugal e desta levou de vencida a Académica por 0-1 . Na Amadora e na Vila das Aves registaram-se nulos e jogos desinteressantes .

Levando a cabo , a iniciatitiva de eleger os melhores da 16º jornada , eis a votação do Blog Desportugal :

Melhor jogo da 16º jornada : Belenenses 1-2 Benfica

Melhor jogador da 16º jornada : Bruno Amaro (Nacional) e Rodrigo Alvim (Belenenses)

Melhor golo da 16º jornada : Bruno Amaro (Nacional) e Elias (P.Ferreira)

ps. esta escolha passará a ser semanal e na abordagem às jornadas da Liga Portuguesa (2º feira)

Resultados da 16º jornada da Liga Portuguesa
U. Leiria - FC Porto, 1-0 (Tixier 71')
Paços de Ferreira - Sp. Braga, 3-2 (Elias 18', João Paulo 54', Antunes 59'; Wender 80', Andrade 88')
Belenenses - Benfica, 1-2 (Silas 87'; Simão 13', Luisão 37')
Académica - V. Setúbal, 0-1 (Binho 53')
Boavista - Sporting, 1-1 (Ricardo Sousa 57' [gp]; Liedson 49')
Nacional - Marítimo, 3-2 (Bruno Amaro 9', Gregory [pb] 13', Bruno 69'; Filipe Oliveira 66', Lipatin 84')
Aves - Beira-Mar, 0-0
E. Amadora - Naval, 0-0

Classificação
1 FC Porto 40 pontos
2 Benfica 35 pontos
3 Sporting 34 pontos
4 U. Leiria 25 pontos
5 Sp. Braga 25 pontos
6 Nacional 24 pontos
7 Naval 24 pontos
8 P. Ferreira 24 pontos
9 Marítimo 23 pontos
10 Belenenses 21 pontos
11 Boavista 18 pontos
12 Est.Amadora 17 pontos
13 Académica 13 pontos
14 V.Setúbal 12 pontos
15 D. Aves 9 pontos
16 Beira-Mar 9 pontos

Podem ver os vídeos com parte dos jogos da Liga Portuguesa pelo Windows Média Player neste Link , mas tem que ajustar a barra inferior (tempo) para os 43 m:26 s .

Foto : Mais Futebol

Página Inicial

7 comentários:

  1. Esta jornada confirmou mais uma vez o mau momento do meu Sporting e a continuar assim não vamos longe .

    É uma vergonha que o Sporting não tenha conseguido contratar alguém no Inverno. Nem Rochemback, nem Jardel, nem Derlei, nada! Vai ser uma segunda volta muito, muito deprimente

    ResponderEliminar
  2. O espectáculo futebolístico cá em Portugal está cada vez pior.
    As Direcções e treinadores e mesmo jogadores deveriam fazer uma análise às suas performances, pois assim, o futebol português dá uma muito má imagem lá fora , por que cá já está estragado há mto .

    ResponderEliminar
  3. Gostei de ver os 3 jogos referidos (derbis + paços-braga) nesta jornada .

    Agora faz falta muitos melhores espetaculos e não as tristes figuras a exemplo da macacada de Pepe que parecia um parvinho no final do jogo , só porque tem a mania que é alguma coisa e porque perdeu 1 jogo .

    ResponderEliminar
  4. Gostei de ver os 3 jogos referidos (derbis + paços-braga) nesta jornada .

    Agora faz falta muitos melhores espetaculos e não as tristes figuras a exemplo da macacada de Pepe que parecia um parvinho no final do jogo , só porque tem a mania que é alguma coisa e porque perdeu 1 jogo .

    ResponderEliminar
  5. O PEPE É 1 RANHOSO A PAR DO J.F. QUE SÓ PORQUE MUDAM PARA ESSE CLUBE , ALTERAM ATÉ AS SUAS PERSONALIDADES VENDENDO OS SEUS VALORES HUMANOS E PESSOAIS A ESSE CURRUPTO DE NOME PINTO DA COSTA .

    O FCP NUNCA VAI PASSAR DE UM CLUBE FECHADO E ONDE NINGUÉM (SÓCIOS E ADEPTOS) TÊM OPINIÃO . SÃO QUASE TODOS 99% A FAVOR DE TUDO O QUE O CURRUPTO DIZ .

    ResponderEliminar
  6. Tenho que assinalar a homenagem nesta jornada a Benni McCarthy que ficou célebre pelas coteveladas e onde Quaresma , Nani e Zé Pedro exemplificaram muito bem .

    ResponderEliminar
  7. Polémicas à parte , tivémos alguns bons momentos de futebol e a certeza que poderemos ter um campeonato mais aliciante com a aproximação ao FC Porto . Pena foi o Sporting não ter conseguido mais qualquer coisa , porque 4 pontos , siginificavam por parte do Porto (2 semanas de avanço ou seja 1 derrota /1 empate)...claro isto são suposições .

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas