quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

Comunicado do FC Porto em resposta ao Benfica

Este texto foi retirado na integra do site do FC Porto


«As regras têm de ser iguais para todos». Dito assim, sem máculas, soa muito bem. É um mandamento futebolístico, um princípio fundamental para quem anda de rosto erguido. A frase, porém, não pode ser proferida de forma desabrida. O decoro é exigido a quem não tem legitimidade sequer para a sussurrar. Muito menos para a gritar com tiques de ofendida. Mas o curioso é que o faz, do alto de um pedestal tão frágil como os seus telhados de vidro.
A questão é simples: ou se é sério ou não se é. Não há meio termo, nem importa tentar emendar a mão ou recorrer a cosméticos de loja dos 300. É muito feio querer ficar bem na fotografia com gestos de falso samaritano, é escabroso apregoar o que não se tem. Neste caso, bons princípios.
O que se passou no Estoril-Benfica da temporada passada tresanda a intrujice. Com que fins é que uma equipa dá um tiro no próprio pé? Por que será que faz questão de alargar uma sepultura da qual até se podia salvar? As falsas ofendidas dirão que aqui não se detecta o aroma do esturro. Mas também só sabem mentir, enganar e enlear. Até são capazes de dizer que já não têm interesse directo no emblema rival quando, na realidade, como ainda recentemente se percebeu, continuam bem emaranhadas na sua sociedade moribunda. De pudicas, como se constata, nada têm.
Mas a bizarria projecta-se em episódios repetidos. Onde é que ficam os princípios, a transparência e a verdade desportiva quando se contrata atletas de um adversário imediato? É claro que podem jurar de forma pungente que Fonte rescindiu unilateralmente o seu vínculo com o V. Setúbal sem ser espicaçado por ninguém. Mas será que alguma alma acredita? Que atleta prefere o desemprego a um contrato de trabalho? E o guarda-redes de que tanto se falou? Apenas foi abordado no dia da famosa e, aparentemente, impune bofetada?
«O que conta é o futebol português e a sua própria credibilidade». Dito assim, sem máculas, soa muito bem. Mas será que os três pontos averbados na tal vergonha algarvia não podem ter decidido o campeonato transacto? E como teria finalizado o V. Setúbal-Benfica se Fonte estivesse no posto onde se tornou visível na Liga 2005/06? São questões em aberto, desafios aos quais ninguém de boa fé poderá responder com uma verdade firme e definitiva.
O despudor prossegue. E, assim sendo, ano novo, procedimentos... velhos! Marcel, o melhor atleta da Académica, recusa-se a treinar e arrisca penalizações. Alguém crê que, pura e simplesmente, acordou mal disposto ou fartou-se que lhe chamassem estudante? É lógico que não! Era demasiado óbvio. Só podia ir para o Benfica. Viva a verdade desportiva!

8 comentários:

  1. Mas como é possível que o presidente do Benfica ainda perca tempo a comentar os irónicos??? e mais que ultrapassados comentários deste "senhor" (com letra pequena). Reparem só na sua "angélica" expressão a dizer "VIVA A VERDADE DESPORTIVA"! è de morrer a rir (sem vontade) conhecendo-se como se conhece o seu passado. Sr. Luís Filipe Vieira deixo-lhe aqui 1 conselho: dedique-se, como o tem feito e bem, ao que é realmente importante e deixe-os falar: "o desprezo é a arma que mais fere".

    ResponderEliminar
  2. Mas alguem se lembra de algum jogador que tenha rescindido ou entao faltado aos treinos para forçar uma transferência para o Porto?? Claro q não! Nem o Peixoto (deu a entender que queria vir para o Porto mais nada), nem o Maniche (estava na equipe B do Benfica) nem o Sokota (idem)etc. Quanto ao Duda está em final de contracto e pode assinar por qualquer clube se quiser!

    ResponderEliminar
  3. Resumindo: o clube dos arguidos não negou nada, apenas lembrou um caso do ano passado, onde se mudou de campo para a equipa pequena poder ter mais receitas,deu vida a um excelente estádio que está vazio,os jogadores do estoril entraram com tudo e não lesionaram ninguém pq não calhou,julgava que a comunicação do porto era para explicar as contratações de Za,Peixoto,Lula,Bonfim,Duda,Maniche etc..

    ResponderEliminar
  4. Penso que estas guerras inuteis nao vao levar ninguem a lado nenhum, ainda pra mais quando ambos os clubes tem telhados de vidro. E ja agora passam a vida a falar do jogo Estoril-Benfica realizado no Algarve, mas ninguem levantou nenhuma questao quando o Tourizense jogou num estadio que nao é o seu e tambem o Moreirense que chegou a jogar no estadio do Braga contra o Benfica à 2 anos pra obter maiores receitas. Sejam coerentes

    ResponderEliminar
  5. Ora então digam-me lá! Será que numa relação de trabalho é aceitável que a entidade empregadora exerça pressão sobre o trabalhador para que este aceite as condições que lhe são impostas! Com contornos de "processo disciplinar", como foi o caso recente Nuno VALENTE! E então o contrário? É aceitável ou não? Mas somos todos anjinhos ou quê!?

    ResponderEliminar
  6. Este comunicado dá mesmo vontade de rir!Cheira a azia e a tentativa d desviar atenções da derrota com o Estrela da Amadora no fds!Em vez d rebater as acusações do pres. do SLB,voltam a falar em Moretto,Fonte e Marcel!Ridículo!Moretto foi abordado dps do jogo com o Vitória e dps d uma conversa com o Pres.do Clube(o próprio o disse)!Fonte rescindiu por salarios em atraso(mais valia ir para o desemprego!!) e o Marcel estava em litigio com a Briosa hà kuase um mês!Coitados!SLB4EVERever

    ResponderEliminar
  7. Viva a verdade desportiva quando o Maciel emprestado pelo Porto é proibido de jogar contra estes, quando o Diogo Valente (que se diz que vai para o Porto)se "lesiona" nas vésperas do jogo contra o Porto e quando o Bruno Vale se "lesiona" nas vésperas do jogo contra o Porto...coincidências ou não...enfim...viva a verdade desportiva!!! Mais 1 vez PC foi infeliz e devia era tar calado!!!!

    ResponderEliminar
  8. Os senhores adeptos do Porto já se esqueceram da maneira como foram contratados o Rui Águas, Dito, Maniche, Pedro Henriques, Sousa, Ovchinikov para só falar em alguns... Vamos então falar de verdade desportiva, não é verdade? se tivessem vergonha os senhores dirigentes do F.C.Porto estariam calados... Porque não criticam o Moreirense que sempre jogou com o Benfica em casa emprestada? Ou um jogo à quarta jornada em casa emprestada não tem mal nenhum? é que depois acabaram também por descer...

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas