segunda-feira, 10 de outubro de 2005

Portugal está no Mundial 2006


Portugal alcançou o objectivo traçado e carimbou o passaporte para o Campeonato do Mundo de 2006.
A selecção das quinas precisava apenas de um empate, mas bateu o Liechtenstein no Estádio Municipal de Aveiro, por 2-1.
Situação favorável
A selecção portuguesa, que não pôde contar com o castigado Deco, partiu para o encontro ante o Liechtenstein com uma confortável vantagem de cinco pontos para o segundo classificado, a Eslováquia. A situação no Grupo 3 era francamente favorável à equipa lusa, uma vez que chegou aos dois últimos jogos a precisar apenas de um ponto para se qualificar para o Mundial da Alemanha.
Começar bem
Os comandados de Luiz Felipe Scolari entraram bem no jogo, de forma pressionante, e dispuseram de um livre perigoso de Luís Figo logo no primeiro minuto. Contudo, Cristiano Ronaldo não conseguiu dar o melhor seguimento ao lance. Aos oito minutos, novamente por intermédio do jogador do FC Internazionale Milano, a turma das quinas poderia ter apontado o primeiro golo, mas o cruzamento/remate do nº7 falhou o alvo.
Oportunidades falhadas
O conjunto luso continuou a controlar as operações e Pauleta desperdiçou uma boa oportunidade aos 12 minutos, após novo livre de Figo do lado direito. Aos 21 minutos, Pauleta voltou a falhar o que parecia mais fácil. Após um cruzamento da direita, o avançado do Paris Saint-Germain FC colocou mal o pé na bola, que acabou por sair por cima.
Golo forasteiro
Aos 26 minutos, o Liechtenstein criou o seu primeiro lance de apuro para a defensiva portuguesa, por intermédio de D'Elia, que cabeceou com perigo. Aos 29 minutos foi a vez de Simão falhar por pouco o golo, após livre de Figo. O remate do extremo do Benfica saiu por cima da baliza de Jehle. Contra a corrente de jogo, os forasteiros chegaram à vantagem aos 32 minutos, na sequência de um desentendimento entre Paulo Ferreira e o guarda-redes Ricardo. Benjamin Fischer aproveitou da melhor forma para inaugurar o marcador.
Lance capital Aos 35 minutos, os jogadores portugueses reclamaram uma grande penalidade, por alegada mão na bola (que ia entrar na baliza do Liechtenstein) de D'Elia. Contudo, o árbitro polaco Grzegorz Gilewski não acedeu aos pedidos dos atletas lusitanos e ordenou a marcação de um canto. Já em período de descontos, Pauleta permitiu a defesa ao guardião do Liechtenstein, após cruzamento de Paulo Ferreira.
Golo de Pauleta
A equipa da casa chegou finalmente ao golo logo no começo da segunda parte (49 minutos), após cruzamento de Ronaldo no lado esquerdo. Pauleta aproveitou da melhor forma e restabeleceu a igualdade, com um remate certeiro de cabeça. Figo falha penaltyAos 57 minutos, o mesmo Pauleta ganhou posição na grande área contrária e foi carregado por um defesa do Liechtenstein. Na conversão da grande penalidade, Luís Figo atirou por cima, com a bola a embater ainda na barra. Aos 68 minutos, Petit poderia ter dado vantagem ao conjunto luso, após a marcação de um livre directo. Jehle opôs-se da melhor forma e cedeu canto.
Nuno Gomes feliz
Dez minutos volvidos o Liechtenstein poderia ter-se colocado novamente na dianteira, após remate de Burgmeier. A bola só não entrou na baliza porque embateu em Beck, que estava, no entanto, em posição irregular. Dois minutos depois de ter entrado, Nuno Gomes colocou Portugal em vantagem, aos 85 minutos, com um golpe de cabeça, após um canto apontado por Figo. O primeiro cabeceamento de Paulo Ferreira sobrou para o avançado do Benfica, que, também com um remate de cabeça, fez o tento final da partida. A selecção das quinas recebe na próxima quarta-feira a Letónia, num encontro que servirá apenas para cumprir calendário.

4 comentários:

  1. estava há espera de melhor.
    Mas , mais vale vençer do q empatar não é ?
    viva portugal

    ResponderEliminar
  2. o arbitro era 1 vergonha.Como foi possível não ver aquela jogado do defesa a defender a bola c a mão!!!!
    Fora com esse senhor.

    ResponderEliminar
  3. Viva Portugal ! Viva o Nuno GOLOS !

    ResponderEliminar
  4. Agora que vamos ao Mundial , quero jogar com Angola na Final do Mundial..Era LINDO.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas